domingo, 23 de dezembro de 2012

O coração pode fazer planos...

"O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor." (Pv 16:1)

Quando se trata de coração e planos eu já sei que tenho que tomar um grande cuidado. 

Com o coração porque, bom, eu sou mulher e naturalmente tenho meu lado emocional a flor da pele quase que 24 horas por dia. Quem não me conhece tão bem pode até dizer que eu sou bem racional (o que na verdade eu sou mesmo), mas que me conhece melhor sabe que coloco meu coração naquilo que tanto penso.
Na questão de fazer planos, por ser muito racional e pensativa (só pra explicar: isso não exclui a emoção, somente não me deixa ser impulsiva) eu traço planos para quase tudo. Seja para comprar um tênis novo ou para planejar ter uma família. Se eu fosse boa em matemática eu com certeza montaria equações e gráficos para tornar meus planos praticamente infalíveis.
É justamente nesse ponto que eu queria chegar. Tornar o planos infalíveis é o que todo mundo quer. Parece até que sabemos como as pessoas a nossa volta vão agir ou como o dia estará com o clima certo para que nada saia do controle, mas não é assim.
Não podemos nos basear naquilo que está ao nosso redor e ao nosso alcance pois não somos os donos do mundo. Não podemos controlá-lo. E mais, nós não conhecemos tudo e não somos tão espertos quanto pensamos. Muitas vezes aquilo que queremos e planejamos para nós não é exatamente aquilo que é bom para nós.
Posso falar por mim, que por fazer muitos planos, eu me chateio bastante quando as coisas não dão certo. Mas tenho aprendido a confiar Naquele que é tudo aquilo que não somos. Ele é o dono do mundo, Ele tem o controle sobre tudo que pode acontecer na terra e tem conhecimento suficiente para saber se algo é bom ou não.
Derramar sobre Deus os meus planos e sonhos não fez com que eu ficasse folgada, deixasse de me planejar, sonhar e guardar no meu coração isso tudo. Mas fez com que eu não me machucasse ou perdesse o meu chão quando algo que eu planejei não saísse como o esperado, ou quando eu recebesse um belo "não" da parte de Deus.

É possível ver nesse momento o Seu cuidado por nossas vidas.
Acreditar que a resposta certa vem de Seus lábios é muito mais tranquilizante, pois sabemos que podemos seguir por um caminho onde Ele estará conosco. 
Estou aprendendo a cada dia a buscar por enxergar o que Deus está fazendo. Sei que Ele tem o melhor para aqueles que O amam. E como um Pai zeloso seria capaz de dar algo ruim para um filho? Não é possível. Um pai sempre quer o melhor para o seu filho, e nosso Pai então, quer dar o melhor mesmo!
Confiemos e Sigamos cada vez mais felizes no caminho do Senhor, acreditando que Ele tem sempre algo melhor que qualquer plano que nosso coração possa fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário